A tarde FM logo

Santa Bárbara: confira programação dos festejos em Salvador

Redação • 04/12/2024 - 9:51


		Santa Bárbara: confira programação dos festejos em Salvador
Imagem: Azure Araújo | Ag. A Tarde

O Dia de Santa Bárbara será celebrado nesta quarta-feira, 4 de dezembro, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. A data marca o início do calendário de festas populares da capital baiana.

A programação terá início com a alvorada festiva, às 6h; e o Salva Clarins (pessoas que tocam clarins para homenagear a santa), às 7h. Segundo a Arquidiocese de Salvador, a missa festiva campal será em frente à Igreja, às 8h, sob a presidência do capelão, cônego Lázaro Muniz.

Logo após a Celebração Eucarística acontecerá uma procissão, que sairá da Igreja do Rosário dos Pretos, passará pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça.

Ao chegar ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, na Barroquinha, os devotos farão uma parada para homenagear a padroeira da corporação e, logo após, seguirão para a Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e Pelourinho até retornar à Igreja.

O Corpo de Bombeiros vai distribuir, ao meio-dia, 1500 quentinhas de caruru no quartel do 1° BBM. A corporação tem a santa como padroeira.

Neste ano, as homenagens à santa, que é conhecida como protetora contra raios, relâmpagos e trovões, têm como tema central "Santa Bárbara, filha de Maria, sede nosso auxílio e proteção, para que, de rosto sereno e fronte erguida, possamos enfrentar as adversidades e cultivar a esperança!".

MÚSICA

No palco principal da Festa (Largo do Pelourinho), os shows começam às 15h, com a cantora Illy e o projeto “Samba de Djanira”, que apresenta os clássicos do samba nacional. Às 17h, quem sobe ao palco é a cantora Marcia Short, com o show “Portal Black”, no qual a artista exalta as vozes da MPB (Música Preta Brasileira). Encerrando a programação no Largo do Pelourinho, às 19h30, sobe ao palco o Samba de Oyá, grupo feminino que faz reverência aos orixás em seu repertório. A festa será comandada pelo mestre de cerimônia Jorginho Commancheiro.

No Largo Pedro Archanjo, a cantora Silvia Britto sobe ao palco, às 11h, na sequência, às 13h30, é a vez do grupo Bambeia se apresentar e o encerramento da festa no largo será às 15h30, com o grupo de samba O Pretinho e o show “Eparrey Oyá”. No Largo Tereza Batista, às 14h, DJ Raffa Maciel faz a abertura do show do Grupo Movimento, que começa às 16h30.

Já no Largo Quincas Berro D’Água, as apresentações iniciam às 14h, com Viola de Doze e às 16h30, com o grupo Catadinho do Samba, formado por moradores e ex-moradores do Pelourinho. Todos os shows são gratuitos.

ARTIGOS RELACIONADOS